Por Sofia Tavares (99711)
Ao ir em um restaurante, você costuma sentar-se à mesa e esperar pelo cardápio. O folheto bem estruturado, separado pelas sobremesas, entradas, bebidas, porções e todas as categorias de venda. Agora, imagine que ao contrário disso você vá em um restaurante e ao sentar, o garçom já traz uma opção e você recusa, ele traz a próxima e segue assim até que você goste de uma. Você aceitou o hambúrguer e agora ele só traz algumas outras opções desse sanduíche. Essa é uma ideia simplificada do que é o algoritmo das redes sociais.
O que é algoritmo e como ele funciona?
Saindo das analogias para fácil assimilação, o algoritmo é um conjunto de instruções lógicas para possibilitar a execução de tarefas específicas, através de estrutura de comando bem definida. Ele está presente o tempo todo em nossos smartphones e computadores, das redes sociais até aplicativos de bancos financeiros.
No caso das redes sociais, os algoritmos definem quais publicações vão aparecer no feed do Instagram, na for you do TikTok, na timeline do X e por aí vai. Assim como no restaurante hipotético, essa entrega não é aleatória mas por base de uma analise comportamental de cada usuário e seus interesses recentes manifestados nas plataformas.
É por isso que é comum quando você tem um novo interesse e faz buscas sobre esse assunto no TikTok, sua fy será inundada por vídeos com o mesmo tema. Ele entende que o seu engajamento pesquisando, curtindo, compartilhando e comentando, é um sinal de que você está querendo consumir mais conteúdo desse assunto.
Como fazer o algoritmo funcionar a seu favor
O algoritmo é bem inteligente, por isso, não tem como burlar ele ou esperar quebrar o funcionamento da máquina. Mas conhecendo a lógica dessa ferramenta, você pode administrá-lo a seu favor. Algumas dicas para isso acontecer:
- Conheça seu público nas redes sociais, e entenda o tipo de postagem que eles gostam de acompanhar. Analise quais os seus posts com mais engajamentos e trace uma linha de personalidade dos seus seguidores.
- Use hashtags, são palavras-chaves para encontrar assuntos específicos nas redes sociais. E, por exemplo, no TikTok você nem precisa procurar a tag, ele já envia vídeos para a sua for you que tenham as hashtags de conteúdos que você consome.
- Interaja com seu público, não deixe os comentários sem respostas ou sem likes. O algoritmo entende como uma retribuição, engajam com você e você também deve engajar o seu próprio post.
- Para o Instagram use todas as ferramentas disponíveis para impulsionar o seu perfil. Enquetes, caixinhas de perguntas nos stories, comentários em posts em outros perfis, reações em stories, links para acompanhar e por aí vai.
O que se ganha com o algoritmo nas redes sociais?
Basicamente, nada além de mais objetividade e um filtro melhor para organizar o que você envia e o que recebe. Parece um bicho de sete cabeças, mas no final é apenas uma forma diferente de se comunicar com as máquinas. As empresas costumam ter seus próprios algoritmos e não disponibilizarem o código, para que não tenha cópia e má uso, mas apenas por questões de identidade e comunicação bem marcada para cada app. No final de tudo o mais importante é saber usar a seu favor, e entender que, querendo ou não, você acaba se limitando em bolhas e nem tudo o que você vê nas suas redes sociais resume o mundo inteiro. É uma parte delimitada do que tem disponível na internet, a partir dos seus gostos, buscas e engajamento.