Algoritmo das Redes Sociais

Por Sofia Tavares (99711)

Ao ir em um restaurante, você costuma sentar-se à mesa e esperar pelo cardápio. O folheto bem estruturado, separado pelas sobremesas, entradas, bebidas, porções e todas as categorias de venda. Agora, imagine que ao contrário disso você vá em um restaurante e ao sentar, o garçom já traz uma opção e você recusa, ele traz a próxima e segue assim até que você goste de uma. Você aceitou o hambúrguer e agora ele só traz algumas outras opções desse sanduíche. Essa é uma ideia simplificada do que é o algoritmo das redes sociais.

O que é algoritmo e como ele funciona?

Saindo das analogias para fácil assimilação, o algoritmo é um conjunto de instruções lógicas para possibilitar a execução de tarefas específicas, através de estrutura de comando bem definida. Ele está presente o tempo todo em nossos smartphones e computadores, das redes sociais até aplicativos de bancos financeiros.

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No caso das redes sociais, os algoritmos definem quais publicações vão aparecer no feed do Instagram, na for you do TikTok, na timeline do X e por aí vai. Assim como no restaurante hipotético, essa entrega não é aleatória mas por base de uma analise comportamental de cada usuário e seus interesses recentes manifestados nas plataformas.

É por isso que é comum quando você tem um novo interesse e faz buscas sobre esse assunto no TikTok, sua fy será inundada por vídeos com o mesmo tema. Ele entende que o seu engajamento pesquisando, curtindo, compartilhando e comentando, é um sinal de que você está querendo consumir mais conteúdo desse assunto.

Como fazer o algoritmo funcionar a seu favor

O algoritmo é bem inteligente, por isso, não tem como burlar ele ou esperar quebrar o funcionamento da máquina. Mas conhecendo a lógica dessa ferramenta, você pode administrá-lo a seu favor. Algumas dicas para isso acontecer:

  • Conheça seu público nas redes sociais, e entenda o tipo de postagem que eles gostam de acompanhar. Analise quais os seus posts com mais engajamentos e trace uma linha de personalidade dos seus seguidores.
  • Use hashtags, são palavras-chaves para encontrar assuntos específicos nas redes sociais. E, por exemplo, no TikTok você nem precisa procurar a tag, ele já envia vídeos para a sua for you que tenham as hashtags de conteúdos que você consome.
  • Interaja com seu público, não deixe os comentários sem respostas ou sem likes. O algoritmo entende como uma retribuição, engajam com você e você também deve engajar o seu próprio post.
  • Para o Instagram use todas as ferramentas disponíveis para impulsionar o seu perfil. Enquetes, caixinhas de perguntas nos stories, comentários em posts em outros perfis, reações em stories, links para acompanhar e por aí vai.

O que se ganha com o algoritmo nas redes sociais?

Basicamente, nada além de mais objetividade e um filtro melhor para organizar o que você envia e o que recebe. Parece um bicho de sete cabeças, mas no final é apenas uma forma diferente de se comunicar com as máquinas. As empresas costumam ter seus próprios algoritmos e não disponibilizarem o código, para que não tenha cópia e má uso, mas apenas por questões de identidade e comunicação bem marcada para cada app. No final de tudo o mais importante é saber usar a seu favor, e entender que, querendo ou não, você acaba se limitando em bolhas e nem tudo o que você vê nas suas redes sociais resume o mundo inteiro. É uma parte delimitada do que tem disponível na internet, a partir dos seus gostos, buscas e engajamento.

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