A evolução dos streamings de música

MP3

A história do MP3 começa em 1970 com o professor Dieter Seitzer, da Universidade Erlangen-Nuremberg na Alemanha, ele se depara com o problema da baixa qualidade da fala em linhas telefônicas, e assim começa um grupo de pesquisas em codificação do áudio, com a intenção de melhorar a qualidade. 

No fim do mesmo ano, ele inicia a pesquisa de codificação de sinais de música. Nove anos depois, um de seus estudantes, Karlheinz Brandenburg, começou a implementar princípios da psicoacústica na codificação de áudio. Em 1989, Brandenburg acaba seu doutorado, apresentando um algoritmo OCF, que possui várias características da atual tecnologia MP3. 

Agora em 1991, eles melhoram o OCF e o renomearam como ASPEC. Ele  foi um dos 14 trabalhos enviados para a ISO como proposta de codificação de áudio. Após testes rigorosos, a ISO fez 3 abordagens em escalas de complexidade e eficiência, nomeadas como layer 1, 2 e 3.

A layer 1 e 2 eram mais simples, baseadas em outro codec enviado para ISO. Já a layer 3, é baseada no ASPEC, sendo mais eficiente e complexa. 

Em 1995 ele é renomeado para MP3. Dois anos após, a Sony cria o modelo padrão do MP3, no qual é adotado por todas as empresas do mundo. 

Plataformas Pioneiras

RealAudio

RealAudio , também escrito Real Audio , é um formato de áudio proprietário desenvolvido pela RealNetworks e lançado em abril de 1995. O RealAudio foi amplamente utilizado pelos sites da BBC – British Broadcasting Corporation – até 2009, embora tenha sido descontinuado devido ao seu uso em declínio. O BBC World Service , o último dos sites da BBC a usar o RealAudio, descontinuou seu uso em março de 2011.

Napster

O Napster foi criado em 1999, fundado por Shawn Fanning e Sean Parker. Tal serviço se especializou em arquivos MP3 de música, e tinha interface amigável. Em seu auge, o Napster tinha 80 milhões de usuários registrados.

O serviço operou de 1999 à 2001, fechado após uma série de processos jurídicos. Um dos processos jurídicos foi da banda de metal Metallica, que teve a demo de sua música “Disappear” vazada antes de seu lançamento oficial; e assim, a banda denuncia o Napster em 13 de abril de 2000. Um mês depois, um rapper pede à plataforma que remova suas obras dela, mas o pedido é negado.  Assim se abre outro processo jurídico semelhante com ajuda do Dr. Dre. O Napster então faz um acordo com ambos processos após ser encerrado pelo Tribunal de Apelações do Nono Circuito. Ainda nos anos 2000, também teve o caso do vazamento do single “Music” da Madonna, gerando ampla cobertura da mídia.

Spotify

O Spotify foi desenvolvido em 2006 pela equipe da Spotify AB, em Estocolmo, Suécia. A empresa foi fundada por Daniel Ek, ex-diretor técnico da Stardoll, e Martin Lorentzon, cofundador da TradeDoubler.

Em fevereiro de 2010, o Spotify recebeu um pequeno investimento da Founders Fund, onde o membro do conselho, Sean Parker foi recrutado para ajudar o Spotify em “ganhar as gravadoras no maior mercado de música do mundo”. Em 18 de maio de 2010, o Spotify anunciou mais dois tipos de contas disponíveis: o Spotify Unlimited, um equivalente ao Spotify Premium sem suporte móvel e outros, e o Spotify Open, uma versão reduzida dos recursos do Spotify Free, o que permitiu aos usuários ouvir 20 horas de música por mês.

Em dezembro de 2015, o Spotify lançou o Spotify Wrapped, um programa que cria playlists com base nas músicas mais ouvidas por cada usuário ao longo do ano. No final do ano, os usuários podem visualizar e salvar essas playlists.

Gráfico da evolução do uso do Spotify

Tal gráfico busca ver a popularização do Spotify ao longo dos anos por meio dos lançamentos mais famosos de cada época.

  • De 2006 a 2009, houve um marco com a música Viva La vida, do Coldplay, somando em quase 3 bilhões de streams;
  • Em 2015 bombou a música The Night We met de Lord Huron, chegando um pouco acima de 3 bilhões;
  • O ano de 2017 foi marcado pela música Shape of You do Ed Sheeran, tendo 4,5 bilhões de streams;
  • Já no ano de 2019, houve o maior marco de streams do Spotify, com a música do The Weeknd, Blinding Lights, com um pouco mais que 5 bilhões de streams;
  • No ano de 2022, Harry Styles popularizou com a música As It Was, com aproximadamente 4 bilhões de streams;
  • O marco do ano de 2024 foi BIRDS OF A FEATHER, da Billie Eilish, com aproximadamente 3 bilhões de streams.

Principais sedes do Spotify

O Spotify tem no total 10 sedes espalhadas pelo mundo, mas no mapa citamos as 3 principais! Sendo elas em Nova Iorque (Estados Unidos), Londres (Reino Unido) e a primeira delas, em Estocolmo (Suécia).

Referências

MP3

RealAudio

Napster

Spotify

Sedes do Spotify

Streams de música no Spotify

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *