As primeiras edições do Lollapalooza na história

Por: Julia Mafia (120875), Artur Viana (120871), Leticia Bomfim (120866) e André Luiz (120893)

O Lollapalooza já é bastante conhecido aqui no Brasil e no mundo afora, porém o que pouco se conhece é sua trajetória.

Antes de se tornar um fenômeno mundial, o Lollapalooza, começou como uma turnê de despedida dos Jane’s Addiction, em 1991. A banda chamou para sua despedida diversas bandas de outros estilos musicais, como punk, grunge, rap e até performances alternativas para compor o show. Com o sucesso a banda fez do evento um festival, rodando os Estados Unidos, se tornaram símbolo da cultura alternativa e revelaram bandas como: Rage Against the Machine, Pearl Jam e Nine Inc Nails.

Mesmo com toda essa bagagem, foi só em 2005 que o Lolla surgiu como oficialmente um festival fixo, em Chicago, no Grant Park. Dado o inevitável sucesso, investidores de diversas partes do mundo se interessaram pelo negócio, em 2011, o festival fez a sua primeira edição fora dos EUA, no Chile, depois expandindo para o Brasil, Argentina e Europa.

Hoje, o Lollapalooza é um dos maiores festivais de música do mundo, reunindo dezenas de edições anuais em diferentes países e atraindo multidões que ultrapassam a marca de centenas de milhares de pessoas por final de semana.

A proposta de misturar estilos permanece viva: do rock ao pop, passando pelo rap, funk, música eletrônica e até MPB, o Lolla se tornou um espaço de pluralidade musical e de celebração da diversidade.

No Brasil, por exemplo, o festival já se consolidou como um dos mais aguardados do calendário cultural, movimentando não apenas a música, mas também a economia local, moda e tendências culturais.

Com o mapa que montamos pode-se explorar melhor os locais ao redor do mundo que o festival se fixou.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *