Chico Buarque e a Ditadura

Por: Helena Fonte-Bôa, Igor de Freitas, Maria Naglis e Pedro Badin

Reprodução: Pinterest

A Linha do Tempo apresenta as produções musicais de Chico Buarque lançadas durante a ditadura civil-militar brasileira, destacando trechos de canções que denunciam a violência e a repressão do período.
Nascido em 19 de junho de 1944, Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é um dos nomes mais importantes da música e da literatura brasileira. Reconhecido por suas composições sofisticadas, que misturam refinamento estético e profunda consciência sociopolítica, o artista foi perseguido pelo regime militar e se autoexilou entre 1969 e 1970, em resposta à progressiva repressão à comunidade artística da época.

Durante o regime militar, muitos artistas tiveram letras censuradas, discos proibidos e shows interrompidos, justamente por usarem a arte como forma de protesto. Chico Buarque expressou fortemente, em suas músicas, sua inconformidade e resistência. Suas canções retratam não apenas as marcas deixadas pela censura, mas também suas críticas e insatisfações com o autoritarismo.
A genialidade de Chico permitiu que, mesmo sob forte repressão, ele conseguisse driblar a censura por meio de sátiras, metáforas e personagens simbólicos. Assim, possibilitando que ele fosse considerado um dos precursores e porta-vozes da redemocratização e do direito à liberdade de expressão do Brasil.

Reprodução: Youtube

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *