Artur Viana- 120871, André Luiz – 120803, Débora Garcia – 120880, Júlia Mafia – 120875, Letícia Bomfim – 120866
O Oscar, oficialmente chamado de Academy Awards, é a mais tradicional e prestigiada premiação do cinema mundial. Criado em 1929 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), o prêmio surgiu em um momento em que Hollywood buscava consolidar-se como o grande centro da indústria cinematográfica global, que vinha sendo abalada por escândalos e críticas morais nos anos de 1920.
A primeira edição do Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hollywood Roosevelt Hotel, em Los Angeles. O filme “Asas” (Wings) ganhou o primeiro Oscar de Melhor Filme, e o evento durou apenas 15 minutos. Curiosamente, os vencedores já eram conhecidos antes da cerimônia, algo que mudou a partir da segunda edição, quando os envelopes lacrados foram introduzidos para manter o suspense.
A icônica estátua dourada mostra um cavaleiro segurando uma espada sobre um rolo de filme. Ela foi criada por Cedric Gibbons, diretor de arte da MGM, e esculpida por George Stanley. O apelido “Oscar” surgiu de forma informal: uma funcionária da Academia teria dito que a estatueta parecia com seu tio, chamado Oscar, e o nome pegou.
Quiz- Você aguenta a pressão do Oscar?
Possíveis indicados
Com o fim do ano se aproximando, as apostas para o Oscar 2026 já estão a todo vapor! Entre tantas suposições e expectativas, reunimos aqui os nossos favoritos para as possíveis indicações.
- Uma batalha após a outra, com direção de Paul Thomas Anderson e Leonardo DiCaprio no elenco, é um drama envolvente, a trama segue um ex-membro de um grupo revolucionário em busca da sua filha sequestrada. Os filmes de Anderson costumam ir muito bem nas temporadas de premiações e sempre fazem barulho entre os cinéfilos
- A vida de Chuck, baseado no romance, de mesmo nome, de Stephen King, o longa conta com um elenco de peso e a direção de Mike Flanagan. O filme já ganhou prêmio no festival de cinema de Toronto, o que é uma ótima força para o Oscar.
- Blue Moon, conta a história de Lorenz Hart lutando contra a saúde mental e o alcoolismo, tendo como o plano de fundo a criação da canção de abertura de ‘’Oklahoma’’. Com direção de Richard Linklater, o filme já foi premiado em Berlim e conta com várias críticas positivas.
- Amores Materialista, mais uma vez a junção de um triângulo amoroso cativante e a direção de Celine Song gera um longa onde sofremos com os personagens. Depois do sucesso de ‘’Vidas Passadas’’ e o elenco composto por Pedro Pascal, Dakota Johnson e Chris Evans, esperamos que esse siga o mesmo caminho.
- O agente secreto, aclamado no festival de Cannes e depois do sucesso de ‘’Ainda Estou Aqui’’ na premiação, acreditamos que há grandes chances desse ser o representante brasileiro de 2026 no Oscar. Com a direção de Kleber Mendonça Filho e um elenco de peso, o longa conta a história de Marcelo que se muda para Recife para fugir do seu passado violento nos anos 70’.
