O que significa ser “Cronicamente Online”?

Referência ao “Cronicamente Online” pelo termo “10 horas de tela”. Reprodução: X (antigo Twitter)

Com o grande crescimento do uso das redes sociais, a criação e utilização de novos termos torna-se cada vez mais comum, entre eles, se destaca o “Cronicamente Online”. Mas afinal, o que é isso?

O termo “Cronicamente Online” resume a ideia de uma pessoa constantemente conectada ao mundo digital.

Significativo principalmente em plataformas como o TikTok e X (antigo Twitter), o ser cronicamente online é evidenciado por muitas horas de uso de tela, estar sempre a par de tudo o que acontece e o consumo excessivo de conteúdos rápidos.

@mafecabrxl

memes de cronicamente online 🤠

♬ som original – Maria Fernanda Cabral

O termo reflete mais que um “meme”, como alguns podem considerar, mas também um aspecto de personalidade e modo de viver que pode ser incorporado pelos indivíduos.

Quais são os efeitos positivos?

Torna-se uma característica formadora de uma comunidade digital, onde pessoas que entendem as mesmas referências se identificam e interagem incentivados por esse fator em comum.

Quais são os efeitos negativos?

Essa hiperconectividade causa danos à saúde mental e impactos neurológicos.

“A qualidade do sono, redução do tempo dedicado a interações presenciais e significativas podem ocasionar sentimentos de isolamento ou inadequação. Isso contribui para o desenvolvimento de problemas na saúde mental, como ansiedade, depressão, insônia e transtornos relacionados ao vício digital”, afirma a psicóloga Albertina Menezes, servidora da Secretaria de Saúde do estado de Sergipe.

  • Perigo à saúde mental: A constante exposição à vida de milhares de pessoas, conhecidas ou desconhecidas, distantes ou próximas, cria um efeito de comparação entre estilos de vida, ocasionando a insatisfação com a própria vida, podendo somatizar em quadros depressivos e/ou ansiosos. O indivíduo fica mentalmente e intelectualmente indefeso diante de tantas informações.
  • Efeitos no seu sistema nervoso: O cérebro humano não é acostumado, e nem foi preparado para tal, com tamanha quantidade de informações em um espaço tão curto de tempo, repetidamente. Isso causa uma desregulação dos ritmos circadianos do corpo humano, do sistema de recompesa do cérebro e do desenvolvimento cognitivo normal.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *