O interesse do governo brasileiro em Data Centers e os riscos ao meio abiente

Por Helena Melo (120877)

Reprodução: Internet

O QUE É UM DATA CENTER?

Data Center (Centro de Dados) é um local físico que armazena o centro de processamento de dados, onde se hospedam aplicativos e dados críticos de hardware e Inteligencias Artificiais (IA) usado por bilhões de pessoas todos os dias. Todos os dados de atividades na internet, como: o envio de E-mail, pesquisas, arquivos de multimídia de todas as redes sociais, informações de plataformas de streaming, dados bancários, etc, ficam armazenados em Data Centers.

A  ascensão do uso das IA’s aumentou a disputa por locais físicos adequados para a instalação dos data centers. Esses centros de dados comportam uma grande quantidade de informações digitais e sua instalação demanda constante resfriamento. Os riscos ao meio ambiente se relacionam diretamente à necessidade de consumo de recursos hídricos. Um Data Center médio consome cerca de cinco milhões de litros de água para se manter funcionando, esse consumo exacerbado de água potável é uma preocupação constante.

Por que data centers consomem tanta água e energia?- Intercept Brasil

O problema é que, por mais que se use sistemas fechados, tem uma parte da água que se perde para sempre na evaporação.
Estima-se que, para cada 10 pedidos que você faz para o ChatGPT é usada uma garrafa de 500ml de água.

Os data centers demandam uma quantidade considerável de água potável devido a perda de água em seu processo de resfriamento. Mesmo que o resfriamento do centro de armazenamento de dados funcione em um sistema fechado, há uma porcentagem de perda de água pela evaporação.

Especialistas procuram novos meios de resfriamento que usam recursos renováveis para mitigar os danos ambientais. As estratégias para tornar os data centers mais sustentáveis fazem parte da pesquisa de cientístas como Daniel Cordeiro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), que procura maneiras de adotar uma distribuição mais eficiente das tarefas computacionais que podem reduzir os impactos dessas instalações. Como o uso de energia eólica e energia solar fotovoltaica.

As grandes multinacionais de tecnologia da informação têm cada vez mais integrado energia limpa a suas operações e esse interesse torna o Brasil grande destino de investimento de multinacionais.

Com alta capacidade de produção de energia renovável, o país tem despertado grande interesse nos gigantes de tecnologia para sediar a construção de novos data centers para IA. Enquanto isso, o governo diz preparar um plano para atrair investimentos para transformar o país em um polo mundial de centro de dados.

Stanley/Unsplash

O governo brasileiro se interessa nesse negócio, considerando que a presença dos data centers trariam melhorias econômicas para o país, essa decisão traria oportunidades de emprego e permitiria que o Brasil se emancipasse tecnologicamente.

Considerando que 60% dos serviços de infraestrutura digital do país estão no exterior, a política também tem por objetivo buscar a soberania digital do país, uma vez que essa dependência se reflete em um déficit anual de R$6 bilhões a R$8 bilhões na balança comercial brasileira.

O ministro da fazenda brasileiro, Fernando Haddad relata a vontade do país em se fazer presente nesse ramo e afirma: “queremos que a economia digital no Brasil seja simultaneamente digital e verde”. Para alcaçar esse objetivo ele pontua destaca importancia de leis que exijam que os data centers usem energia limpa e processem os dados com segurança cibernética e jurídica.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em nota, declara que “participará do processo de regulamentação da Política Nacional de Data Centers, etapa em que serão definidas suas salvaguardas e critérios ambientais”. A entrada de investimentos para Data Centers sediados no Brasil, já considerando os critérios ambientais apontados pelos cientistas, é um dos grandes interesses do Governo Federal.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *