Por: Igor de Freitas (120879) e Maria Balbio (120867)

EBONY SEGURANDO UM COELHO @mateusaguiar/instagram
Quem é Ebony?
Nascida em Queimados (RJ), Milena, mais conhecida como Ebony é uma rapper e compositora em ascensão. Ela se destaca sendo uma da vozes femininas de maior visibilidade do rap em uma espaço dominado majoritariamente por homens, através desse alcance a cantora traz visibilidade para temas como raça, gênero e a vida na periferia por meio de suas redes socias e músicas.
Grande parte da sua popularidade vem das redes socias como o Instagram, TikTok e X. A linguagem das suas músicas fazem referência a trends e termos em alta na mídia, exemplos disso são as famosas expressões: “lei da atração”, “pensamentos intrusivos”, “triplex”, entre outras.
Ela cria uma estética própria que condensa linguagem digital e cultura urbana, fortalecendo sua imagem pública e criando proximidade com seus ouvintes que se identificam com essa realidade.
KM2 e seu impacto

CAPA DO ÁLBUM “KM2”
O seu último lançamento intitulado “KM2”, faz referencia a sua cidade natal Queimados e sua infância. O interlúdio também intitulado “KM2” busca retratar o cotidiano dos moradores daquela região. Além disso, em seu álbum ela aborda temas mais complexos e sensíveis, diferente de suas outras canções. Em entrevista para Rolling Stones a cantora questiona o público:
“Vocês me ouviriam se eu falasse mais do que isso? mais do que sexo? mais do que vocês já esperam de uma mulher negra?”
Essa visão mostra um lado da Ebony nunca antes visto, expondo feridas e dores de sua infância, como evidencia na música “Não Lembro Da Minha Infância” , Milena expõem a história de abuso sexual que sofreu quando criança, sua relação conturbada com a Igreja e sua falta de memória mediante a sua infância.
Eu não me lembro de nada da infância
Eu 'to alucinando ou isso é uma lembrança?
Mamãe disse que, se eu quero aliança
Eu deveria começar a praticar pra ser mais mansa, tipo
Papai me deixou de herança uma fazenda de café e
Alcoolismo
Apesar dessa e de outras músicas do álbum abordarem temas sensíveis a artista também traz uma visão empoderada e feminina, como nas letras das músicas “Extraordinária”, “Kia” e “Festas e Manequins” servindo como influência e inspiração para outras mulheres que vivem ou já viveram essa realidade. Dessa forma, ela não apenas expõe as dificuldades enfrentadas, mas também celebra a força, a resiliência e a autonomia feminina, incentivando o protagonismo e a valorização da identidade de cada mulher.
Ebony se sobressai como uma voz autêntica e necessária no cenário do rap brasileiro e feminino, utilizando sua arte para dar visibilidade a questões profundas e muitas vezes silenciadas, como raça, gênero e vivências periféricas. Com o álbum “KM2”, ela não apenas compartilha suas dores e memórias, mas também celebra a força e o empoderamento feminino, inspirando uma nova geração de mulheres a se reconhecerem e se expressarem. Sua habilidade de conectar a cultura digital com a realidade urbana reforça seu impacto e consolida seu lugar como uma artista inovadora e influente.