Por Eliene Resende (120885), Letícia Brandão (120892), Luciana Ramos (99374), Luiza Teixeira(117568) e Rosimeire Bernardino (107083).
De acordo com a psicologia, o impacto da música nos seres humanos age diretamente nas emoções e bem-estar, sendo utilizanda até mesmo em terapias. Ela pode influenciar o humor e ativar memórias muitas vezes esquecidas. Um dos exemplos dessas lembranças para muitos pode ser vinculado a uma antiga paixão dos brasileiros: o futebol, que com ele traz um dos eventos mais simbólicos do mundo esportivo. Desde de sua primeira edição em 1930, no Uruguai, A Copa do Mundo FIFA marcou gerações que abraçam a competição e torce apaixonadamente por suas seleções ou favoritos.
A escolha de uma música tema para um evento de escala mundial acaba sendo mais uma estratégia de marketing, que procura canções com refrão simples e fáceis de memorizar. Até 1998 o país sede era quem escolhia a sonoridade que iria embalar o evento, porém, na entrada do século XXI, a própria FIFA passou a fazer essa escolha, selecionando artistas com um apelo mundial já existente, buscando alternativas mais rentáveis. Mas será que as escolhas feitas sempre dão os resultados esperados? Nessa linha do tempo relembramos os últimos “hits” da competição.
A Copa do Mundo FIFA é disputada a cada quatro anos, tendo sua última edição realizada, pela primeira vez no Oriente Médio, no Catar, algo que gerou polêmicas a respeito da opressão existente no país, especialmente contra as mulheres e a comunidade LGBTQIAPN+. Em 2026 o campeonato será realizado de forma dividida pelos três países da América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México. Sendo os EUA o grande monopólio do mainstream musical, podemos esperar que as composições que irão envolver os jogos se tornem sucessos globais. Qual seria sua aposta para o artista escolhido?
EXTRA: Veja no mapa os países que sediaram a copa no século XXI
Abaixo esta anexado a localização dos países que sediaram a maior competição de esportes do mundo, a competição entre as seleções.