A nova, mas já velha, forma de produzir música

O mundo todo sofreu grandes impactos com a chegada da era digital. Uma nova cultura se surgia e com isso era necessário mudanças, se renovar e adaptar para acompanhar o que viria se tornar um meio essencial na vida de muitos.

Assim como todos, o mundo da música não ficaria de fora dessa. Por mais que hoje já seja comum para a maioria das pessoas essa ligação entre a música e a tecnologia, o impacto foi gigante dentro dessa indústria.

Antes da chegada disso tudo já se havia tido uma grande evolução, por volta de 1925 se viu estabilizada a gravação elétrica que já resultou em um grande salto na qualidade, assim deixando de usar a gravação mecânica.

O que muitos não esperavam seria a evolução tão dinâmica, o que tinha acabado de ser uma drástica mudança viria a ser ofuscado, já que em pouco tempo teriam que se readaptar para as novas mudanças que a era digital implicaria.

Antes músicos e produtores usavam de grandes e caras estruturas, o processo era bastante cauteloso e só aqueles que tinham um forte investimento conseguiam fazer.

Estúdio do Les-Paul. Imagem: Les-paul (site oficial)

Mas, o que antes poucos poderiam fazer, agora foi democratizado com a chegada de softwares, ferramentas que deram oportunidades para as pessoas conseguirem produzir em computadores pessoais, sem a necessidade de toda aquela estrutura cara.

Além da produção, a distribuição foi democratizada. Se tornou possível consumir esses produtos de praticamente qualquer lugar, o que impulsionou esses produtores menores e independentes, levando suas músicas a um alcance muito maior.

O vídeo a baixo mostra a trajetória de Les-Paul, apresentando também a evolução da evolução da indústria musical.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *