Por: Luciana Ramos (99374) e Rosimeire Bernardino (107083)
O jornal espanhol Super Deporte estampou Vinícius Júnior em sua capa com um nariz de Pinóquio, insinuando que o jogador mente ao denunciar o racismo. Essa atitude não só ignora esse, como vários outros episódios já sofridos pelo atleta e por outros jogadores, como reforça também o fato de sempre culparem a vítima por expor a violência.
A capa em questão só intensifica os ataques contra o atleta e, de certo modo, “apoia” esses criminosos, pois, ao atacarem Vinícius chamando-o de mentiroso, eles buscam negar a existência do racismo em seu país, quando na verdade a mentira é essa, a Espanha tem diversos episódios de crimes desse cunho.
Além disso, o fato do madridista não ficar em silêncio e denunciar esses atos, trás a tona um problema estrutural do país, no qual incomoda a mídia e a leva a tentar sustentar uma narrativa de “normalidade”, como se esse tipo de situação não acontecesse, não fosse verdade.

Imagem: CNN Brasil
Mídia brasileira X Mídia espanhola
Nesse vídeo mostra a mídia brasileira apoiando o jogador Vinícius Júnior e refutando as atitudes dos espanhóis, durante as postagens e divulgações da mídia.