Cibercultura e Corpo Social: Futuro?

O termo “cibercultura” diz respeito a uma área que busca estudar as interações interpessoais no contexto digital, compreendendo como é feita a adoção de determinados comportamentos e posicionamentos sob a influência soberana do corpo social.

Este conceito ainda inclui aspectos culturais (ascensão da indústria audiovisual independente e a possibilidade de criação de conteúdo por qualquer pessoa), políticos (democratização da informação e a capacidade da criação de mobilizações sociais e políticas na esfera digital), econômicos (transformação do comércio com novas oportunidades de negócios disponibilizadas por meio dos mercados mundiais) e sociais (com novas formas de comunicação, tornando possível a troca de informações em escala global).

Reprodução: Internet

A cibercultura é um movimento em evolução desde o século passado, mas que vem ganhando um significativo destaque no século XXI devido ao desenvolvimento de diferentes mídias sociais e ao fortalecimento da influência dessas sobre o desenvolvimento das atividades humanas.

Hoje, é possível observar tal aspecto por meio da ascensão dos influenciadores digitais, um encargo que reflete diretamente a forma como os usuários são instigados a modificar suas posturas e visões de mundo. Isso, ao mesmo tempo que pode gerar impactos positivos (com diversos influenciadores ganhando visibilidade ao terem seus conteúdos engajados e monetizados), também pode impactar negativamente a construção social.

Reprodução: Internet

Consequências relacionadas à disseminação de notícias falsas, à coleta de informações pessoais dos usuários, ao impacto das redes na constituição de relacionamentos duradouros na esfera presencial e à democratização do acesso ao mundo digital geram questionamentos acerca do futuro das relações pessoais e do modo como essas serão drasticamente modificadas.

Apesar disso, a cibercultura é um movimento contínuo, estando, cada vez mais, inserido nas atividades cotidianas, fornecendo adaptações graduais aos processos de mudança, mesmo que essas sejam restritas aos grupos sociais conectados na internet. Esse aspecto afeta a unidade social e deve ser encarado como uma problemática do mundo interconectado, conforme ressalta a youtuber Jana Rabelo no vídeo abaixo, no qual destaca a problemática associada à exclusão digital.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *